Dados do Trabalho


Título

PIODERMA GANGRENOSO SOBRE LESAO PRIMARIA DE HERPES ZOSTER: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O pioderma gangrenoso (PG) é uma dermatose neutrofílica rara. A úlcera é sua manifestação mais comum. A correlação histológica mostra intenso infiltrado inflamatório de predomínio neutrofílico. A patergia (surgimento de úlcera sobre trauma cutâneo prévio) está muito presente. Doenças sistêmicas são frequentemente associadas, como doença inflamatória intestinal, artropatias inflamatórias, neoplasias e doenças hematológicas. Não há correlação da gravidade da doença sistêmica e do PG. Rápida resposta aos corticosteroides é característica. O tratamento de primeira linha é a prednisolona 0,5 a 1 mg/kg/dia ou equivalente.

Objetivos

Descrever um caso clínico de pioderma gangrenoso sobre lesão primária de herpes zoster.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso. Pesquisa descritiva e longitudinal realizada através da análise de prontuário de um paciente portador de pioderma gangrenoso. Tem como base científica artigos do banco de dados do PUBMED dos anos 2011 a 2022.

Resultados

B.A.A, masculino, 69 anos, comparece em consulta referindo dor em queimação em região lombar direita. Refere que há 1 ano apresentou herpes zoster local e uma das lesões evoluiu para úlcera dolorosa. Ao exame, apresenta úlcera rasa de base granulosa e borda solapada, medindo 2 cm² em região lombar direita. Submetido à biópsia da lesão, que constatou úlcera benigna com acentuada reação inflamatória mista na derme, PAS e GROCOTT negativas, favorecendo o diagnóstico de PG. Paciente não apresentava comorbidades, sintomas sistêmicos ou adenomegalias. Iniciado tratamento com Prednisona 1 mg/kg/dia por 21 dias seguido de desmame de dose gradual. Apresentou melhora importante após 21 dias e resolução da lesão em 2 meses de tratamento. Após 6 meses de acompanhamento, paciente desenvolveu massa em região cervical, sendo encaminhado para hospital de referência em oncologia, onde foi diagnosticado carcinoma indiferenciado em investigação de sítio primário.

Conclusões/Considerações Finais

PG é uma doença rara, sendo a patergia uma de suas características. No caso em questão, o paciente apresentou PG sobre lesão de herpes zoster, sendo caracterizado o fenômeno da patergia. O acompanhamento clínico mesmo após a resolução da lesão é de extrema importância, visto que frequentemente está associado a doenças sistêmicas, podendo ocorrer concomitante ou independente da atividade da doença, como no caso descrito.

Palavras Chave

Pioderma Gangrenoso; Herpes Zoster; Neoplasias.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MARIANA SAUSEN BASSO, ARIELLA REGINA BRUSCHI, BIANCA AYUMI OGURA, GABRIELA BERTONI FERNANDES, CRISTIANNE DE MACÊDO CORRÊA FRARE