Dados do Trabalho


Título

ERUCISMO GRAVE ASSOCIADO A DOENÇA DE LYME: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução/Fundamentos: Erucismo expressa a ação tóxica de lagartas, como a do gênero Lonomia sp. que tem como consequência distúrbios hemorrágicos. Anamnese detalhada foi crucial para os diagnósticos de Erucismo e Doença de Lyme associados, ainda que raros.

Objetivos

Objetivos: Relatar caso de Erucismo grave associado a Doença de Lyme, em Cacoal- RO.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Coleta de dados através da revisão de prontuário médico e da literatura.

Resultados

Resultados: M.L.A, 36 anos, masculino, trabalhador rural, admitido no Pronto Socorro com quadro de hematomas em membros inferiores e tronco, em piora progressiva. Relata que no dia anterior ao surgimento do hematoma, apresentou contato com lagartas através de esmagamento em antebraço e em pé esquerdo, onde apresentou edema e equimose com disseminação para outras áreas do corpo, associado à febre e hematúria macroscópica. Exames laboratoriais apresentaram leucocitose, plaquetas normais, coagulograma alargado, fibrinogênio baixo, aumento de escórias nitrogenadas e urina simples com hematúria. Devido à febre e leucocitose não justificados pelo Erucismo, o paciente foi questionado sobre contato com carrapatos, com resposta afirmativa e hipótese de Doença de Lyme confirmada por exame para borreliose. Instituído tratamento com antibiótico e devido ao fibrinogênio baixo realizado transfusão de criopreciptado. Paciente evoluiu com melhora clínica e resolução do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

Considerações finais: A toxina produzida pelas cerdas e hemolinfa das lagartas Lonomia modifica o processo de coagulação sanguínea com um duplo mecanismo de ação: a) síndrome fibrinolítica severa e; b) coagulopatia intravascular disseminada. Isso ocasiona redução importante do fibrinogênio. A literatura mostra manifestações compatíveis com o caso, com relato de síndrome hemorrágica de intensidade moderada - grave e evolução para lesão renal aguda, além de hematúria macroscópica que pode ser um achado comum. A manifestação inicial é de dor em queimação no local, podendo ocorrer edema e eritema variados, evoluindo para um quadro de discrasia sanguínea, com aumento do tempo de coagulação até ausência de coagulação. Os diagnósticos de Erucismo e Doença de Lyme foram encontrados a partir de anamnese detalhada, manifestações clínicas, exames laboratoriais e exclusão de diagnósticos diferenciais. Os sinais de alarme são coagulograma alterado e hipofibrinogenemia. A instituição terapêutica adequada e precoce previne evolução para complicações hemorrágicas severas e óbito.

Palavras Chave

Palavras-Chave: Erucismo; Doença de Lyme; Distúrbios Hemorrágicos.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL DOS ACIDENTADOS - Rondônia - Brasil

Autores

CARLOS HENRIQUE DE SANT'ANA BARROS, IANE DA COSTA SCHARFF, IARA DA COSTA SCHARFF, ARCHIMEDES FERNANDES ALVES DE SANTANA, JOAO GUILHERME RUIZ FERREIRA