Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO PERFIL DE PACIENTES COM PUBERDADE PRECOCE CENTRAL TRATADOS COM ANALOGO DO GNRH EM UM CLINICA PRIVADA

Fundamentação teórica/Introdução

A puberdade precoce central (PPC) consiste na desregulação do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal onde há reativação prematura dos pulsos de GnRH, induzindo ao aparecimento precoce dos caracteres sexuais secundários, então, nas meninas terá a telarca antes dos oito anos de idade e nos meninos o aumento do volume testicular ≥ 4 ml antes dos nove anos de idade. A PPC é mais prevalente no sexo feminino e a etiologia idiopática constitui 90% dos casos. O diagnóstico é clínico somados a exames laboratoriais e de imagem, ou seja, é avaliado estágios de Tanner, aceleração da maturação óssea, elevação das gonadotrofinas e volume uterino e ovariano por meio de ultrassonografia pélvica. O tratamento da PPC é realizado com análogo de GnRH, cujo mecanismo de ação consiste na ligação competitiva aos seus receptores. O objetivo da medicação é preservar o potencial de crescimento final do paciente e atrasar a idade da menarca.

Objetivos

Analisar perfil de pacientes com puberdade precoce tratados com análogo de GnRH numa clínica privada;
Avaliar dados sociodemográficos;
Analisar perfil clínico, laboratorial e de imagem de pacientes diagnosticados com puberdade precoce;
Comparar dados antropométricos ao início e término do tratamento com análogo de GnRH;

Delineamento e Métodos

Estudo observacional com delineamento transversal com pacientes diagnosticados com PPC que realizaram tratamento com aGnRH em uma clínica privada. Realizou-se a revisão de prontuários baseando-se no instrumento de coleta de dados desenvolvido pelos autores.

Resultados

Foram analisados 43 prontuários de crianças diagnosticadas com PPC com média de 8,3 ± 0,99 anos de idade, maioria do sexo feminino (95,3%), sem história familiar para a doença (74,4%) e com excesso de peso (Z-score do índice de massa corpórea 1,03 ± 0,78). A idade da telarca foi de 7,49 ± 1,03 anos e da pubarca de 7,72 ± 1,09 anos. O estadiamento puberal de Tanner ao diagnóstico para desenvolvimento mamário foi mais prevalente nos estágios 2 (n= 15, 36,6%) e 3 (n= 16, 39%). O estágio 2 de Tanner para desenvolvimento de pelos foi o mais predominante no sexo feminino (n= 20, 46,4%). A média do Z-escore da estatura ao final do tratamento foi de 0,087 ± 0,62, a idade óssea e cronológica foram de 11,89 ± 0,33 anos e 11,07 ± 0,67 anos, respectivamente, e o IMC das participantes corresponde a 1,07 ± 0,73 DP, tendo uma participante com obesidade.

Conclusões/Considerações Finais

Após tratamento com aGnRH houve redução no índice de massa corporal e na velocidade de maturação esquelética, porém sem significância estatística.

Palavras Chave

Puberdade Precoce; Estatura; Índice de Massa Corporal; Pediatria

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

GABRIELE LONGO CRUZ, LETICIA SOARES BOING, KELSER SOUZA KOCK