Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: AMILOIDOSE SISTEMICA ASSOCIADA A MIELOMA MULTIPLO E LESOES DERMATOLOGICAS

Fundamentação teórica/Introdução

A amiloidose é uma doença caracterizada por deposição de fibrilas amiloides nos tecidos corporais. Pode se manifestar de forma localizada ou sistêmica, associada a processos inflamatórios ou mieloma múltiplo, sendo o aparecimento mais comum após os 40 anos. O mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna do sistema hematopoiético, resultando em produção anormal de imunoglobulinas e supressão da hematopoiese normal. Cerca de 12 a 15% dos pacientes com mieloma desenvolvem amiloidose clinicamente aparente, enquanto até 30% apresentam depósitos amiloides subclínicos em vários órgãos. Juntos, têm características similares, como as células plasmáticas clonais e produção de imunoglobulinas. O diagnóstico requer histopatologia com coloração em Vermelho Congo e birrefringência verde-maçã sob luz polarizada.

Objetivos

Relatar a investigação do caso de uma paciente com possível amiloidose sistêmica, associada a mieloma múltiplo.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

L.S., 55 anos, sexo feminino, meloderma. Iniciou com um quadro de alopecia multifocal associado a cefaleia, de leve intensidade, na região parietal com irradiação para a região retroocular do lado esquerdo, de caráter pulsátil, com melhora após o uso de analgésicos. Foi tratada medicamentos para ansiedade, depressão e hipertensão arterial sistêmica. Evoluiu em 2019, com o aparecimento de pápulas e máculas hipercrômicas nos braços, pernas, glúteos, couro cabeludo e com descamação palmo-plantar e eritema, além de progressão da alopecia. Ademais, iniciou um quadro de hipoestesia na planta dos pés, posteriormente, também, nas palmas das mãos, além de limitação de movimentos dos dedos das mãos. Ao exame físico, presença de baqueteamento digital, edema em membros inferiores e superiores 4+/4+. Foi solicitado painel autoimune, com FAN negativo. Realizou-se biópsia renal, com depósito sugestivo de amiloidose, procedeu-se com avaliação hematológica, com presença de plasmocitose à citologia, correlacionada com biópsia de medula óssea e diagnóstico final de mieloma múltiplo.

Conclusões/Considerações Finais

Este relato aborda uma doença rara com manifestações cutâneas, reumatológicas e hematológicas simultâneas, destacando a amiloidose associada ao mieloma múltiplo. É importante estar atento a apresentações atípicas para possibilitar um diagnóstico precoce. O estudo busca contribuir com a comunidade médica ao ampliar o conhecimento sobre essa condição complexa.

Palavras Chave

Mieloma múltiplo; Amiloidose; Alopecia; Diagnóstico diferencial

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

GYOVANNA RODRIGUES CARDOSO, PAMELLA CUNHA LÚCIO, SAADALLAH AZOR FAKHOURI FILHO