Dados do Trabalho


Título

MENINGITE BACTERIANA CAUSADA POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE COMPLICADA COM PIOVENTRICULO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A meningite é uma inflamação das leptomeninges, sendo os bacilos gram-negativos aeróbios etiologias pouco frequentes, porém associados a alta mortalidade. A ventriculite cerebral piogênica e o pioventrículo são possíveis complicações, com alto risco de evolução desfavorável.

Objetivos

Descrição de caso de meningite bacteriana por Klebsiella pneumoniae, cuja evolução para ventriculite cerebral piogênica é incomum na prática clínica e pouco descrita na literatura.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, cujas informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário e entrevista com familiares. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi assinado pela filha da paciente, sua principal cuidadora e responsável. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética local.

Resultados

Paciente feminina, 68 anos, branca, natural e procedente de Ibirá-SP, previamente hígida, com história de que há cinco dias apresentava mialgia, astenia e cansaço, evoluindo com dificuldade de deambulação. Admitida na emergência com Glasgow de 11 pontos, intercalando períodos de sonolência e agitação psicomotora, sem déficits motores e pupila esquerda discretamente midriática em relação à direita.
A punção lombar evidenciou líquor de aspecto turvo, com 10.320 leucócitos (97% de neutrófilos); proteínas: 527; glicose: 0; lactato: 18,8; cultura com crescimento de Klebsiella pneumoniae (também evidenciada em urocultura). Iniciou-se antibioticoterapia com ceftriaxone inicialmente empírica, mantida após antibiograma evidenciar sensibilidade.
Devido ausência de resposta à antibioticoterapia, escalonada para meropenem e realizada ressonância de encéfalo, a qual evidenciou sinais de meningoencefalite complicada com hidrocefalia, ventriculite / pioventrículo e lacunas isquêmicas. Após, paciente abordada cirurgicamente com colocação de derivação ventricular externa e adicionada vancomicina ao esquema terapêutico, porém não recobrou nível de consciência, mantendo-se em estado comatoso, com evolução a óbito.

Conclusões/Considerações Finais

A complicação da meningite bacteriana em ventriculite cerebral piogênica e pioventrículo é rara, porém com alta mortalidade, ressaltando-se a importância do diagnóstico precoce. O tratamento consiste em antibioticoterapia adequada e intervenção neurocirúrgica com derivação ventricular externa.

Palavras Chave

Meningite bacteriana. Klebsiella pneumoniae.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

AUGUSTO ALVES PAVAM, CAMILA MEDEIROS CONTEL, JOÃO UBER FOLCHINE TRINDADE